top of page
Quem sou eu...
Autora e pesquisadora, Marisa Oliveira Guedes desenvolve desde 1987 um trabalho aprofundado de compilação e resgate da história dos municípios de Mostardas e Tavares, divulgando fatos e eventos que impactaram na fundação e expansão dos territórios e cultura de seus habitantes.
MARISA GUEDES
Cidadã Mostardense, patrona da Feira do Livro da Escola Municipal Fundamental Marcelo Gama, Membro do Conselho Luso Brasileiro do Instituto Cultural Português, Presidente da Sala Açoriana de Mostardas e do Clube Cultural Mostardense; Vice-Presidente do Açorianos Club Luso Brasileiro e AMART.
A trajetória de Marisa Oliveira Guedes como historiadora começou em 1987 com a criação da Fundação Casa da Cultura de Mostardas, sendo também convidada a organizar o Museu, Sala Açoriana, Sala Menotti Garibaldi e o Arquivo Histórico. No ano de 1992, publicou o livro “Calendário Histórico e Cultural de Mostardas”. Em seguimento da pesquisa histórica e cultural de Mostardas e Tavares, em 1994 criou a personagem “Cebela, Cebola Bela”, a fim de contar a história dos municípios para crianças, resultando posteriormente na publicação do livro “Estudos Sociais 3ª Série”. Em 2020, o livro foi atualizado e recebeu o título “História e Geografia de Mostardas e Tavares – para crianças”, utilizado atualmente, do 2º ao 5º ano, nas escolas de ensino fundamental dos municípios; e em 2015 publicou também o livro “Ensaio de Promessa no Município de Mostardas”.
Seu trabalho consiste em ampla pesquisa da história e cultura dos municípios de Mostardas e Tavares, bem como do Quilombo de Casca, a qual resultou na 1ª Comunidade Quilombola do Estado e da Região Sul, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, APERGS, Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. Em reconhecimento, recebeu o Título de Cidadã Mostardense, Moção de Congratulação da Câmara de Vereadores de Mostardas e foi escolhida para ser patrona da Feira do Livro da Escola Municipal Fundamental Marcelo Gama. Atualmente Marisa Oliveira Guedes é Membro do Conselho Luso Brasileiro do Instituto Cultural Português, Presidente da Sala Açoriana de Mostardas e do Clube Cultural Mostardense; Vice-Presidente do Açorianos Club Luso Brasileiro e AMART (Associação Mostardense de Artesanato).
bottom of page